A natureza precisou enviar muitos recados para que déssemos a devida atenção para a importância de se desenvolver práticas mais sustentáveis em nosso dia a dia. Danos na camada de ozônio, o chamado “efeito estufa”, a mudança no regime das chuvas, a diminuição dos níveis dos reservatórios, etc, são alguns exemplos.

Se existe um lado bom para essa situação, ele passa pelo compromisso em criar um mundo melhor e mais sustentável. Que tal começarmos buscando formas de fazer de nossa casa um ambiente mais sustentável?

Com mudanças simples em nosso dia-a dia, conscientizando e convencendo os amigos e vizinhos através do exemplo para esse novo caminho, poderemos transformar nossa casa, nosso quarteirão, nosso bairro, nossa cidade, nosso país e o mundo.

Como toda caminhada, comece com o primeiro passo!

Meta: sustentabilidade

1) Quanto mais amplas e bem localizadas forem as janelas, melhor será o aproveitamento da luz natural e das correntes de ar. Assim, se economiza luz elétrica e se garante boa ventilação.

2) Utilize lâmpadas de LED. Elas são bem mais econômicas e duráveis que as convencionais.

3) Utilize fontes renováveis de energia. Painéis de energia solar têm se tornado alternativas cada vez mais econômicas e sua eficiência já foi mais que comprovada. Se não há como adotar para toda a casa, comece por um chuveiro e reduza consideravelmente seu consumo de energia.

4) Modifique o sistema das descargas de seus banheiros. Utilize caixas acopladas com botões distintos para resíduos líquidos e sólidos e tenha uma economia considerável de água.

5) Utilize sistemas de calhas para alimentar reservatórios ou cisternas. Colete a água das chuvas e a reaproveite para a limpeza do quintal ou para irrigar hortas e jardins.

6) Utilize torneiras com arejador (peneirinha) que garante maior aproveitamento e menor vazão da água.

7) Dê preferência aos aparelhos eletrônicos com o selo Procel A++.

8) Se possível, opte por morar em locais próximos ao seu trabalho e desloque-se a pé ou utilize o transporte público. Evite tirar o carro desnecessariamente da garagem e economize combustível. Retire um carro da rua e diminua a emissão de gases tóxicos.

9) Faça a separação dos resíduos domésticos orgânicos e recicláveis. Tente convencer seus vizinhos a fazer o mesmo e procure serviços especializados em coleta seletiva. Um bom exemplo pode se espalhar rapidamente pelo seu bairro.

10) Conserte vazamentos de água; desligue as luzes nos ambientes vazios ou instale lâmpadas com acionamento automático e com temporizadores.

11) Evite abrir repetidamente a geladeira, acumule roupas para lavar o máximo de peças juntas, acumule as roupas limpas para passar o máximo de peças juntas, otimize a utilização dos eletrodomésticos e economize energia.

12) Opte por produtos que permitam a reutilização das embalagens com refil e por produtos de limpeza biodegradáveis. Dê preferência aos produtos fabricados com materiais reciclados. Reduza o impacto ambiental no seu dia a dia.

13) Plante uma horta ou um jardim. Mesmo que em pequenos espaços, ainda que em um vasinho na cozinha, plante temperos e ervas. Eles são fáceis de cuidar e dão um toque todo especial em seus pratos. Um pequeno jardim, além de embelezar a casa, contribui para a purificação do ar e o conforto térmico de sua residência.

Essas dicas, apesar de  simples, elas ajudam na construção de um mundo melhor. Pense nisso e faça a sua parte.

Aqui na Santa Cruz Acabamentos você pode encontrar muitas soluções sustentáveis para o seu lar. Inspire-se e conte com a gente.