Quem foi que disse que o ano só começa depois do Carnaval? O mundo dos negócios não para e quem consegue se manter ativo nos meses considerados por muitos como “mortos”, pode aproveitar as melhores oportunidades.

Organize-se e evite pendências do ano que passou

Geralmente, os meses de janeiro e fevereiro são considerados meses de “baixa produtividade”. São os meses das férias escolares e muitas empresas dão férias coletivas aos seus funcionários. Muita gente viaja e alguns transportes públicos reduzem suas frotas nesse período.

Esse pode ser o momento ideal para o profissional empreendedor fazer um balanço do seu ano de trabalho. Cheque as pendências, verifique mês a mês o que pode ter ficado para trás, confira documentações e contratos. Faça seu balanço financeiro. Repasse todas as tarefas e verifique se deixou alguma passar despercebido. Tente evitar carregar problemas do ano anterior e iniciar o ano novo como um caderno em branco ou, pelo menos, com o mínimo de pendências.

Planeje seu ano

Com base no balanço de seu ano anterior, planeje o ano novo de trabalho. Tente identificar como não repetir os erros cometidos.

Trace metas a longo, médio e curto prazo e divida uma grande meta em pequenas tarefas.

Antecipe-se. Marque em seu calendário as datas importantes, feriados que possam se chocar com projetos. Pense sobre a melhor organização do seu trabalho individual e também da sua equipe de trabalho e parceiros. Esse planejamento global poderá ser um trilho seguro para nortear o trabalho do ano e servir como base para futuros balanços e planejamentos.

Capacite-se

Aproveite os momentos em que os negócios estão pouco aquecidos para se capacitar. Realize treinamentos e cursos presenciais ou on-line. Existem hoje muitas consultorias de negócios, marketing digital, workshops etc.

Pesquise e busque aspectos do seu trabalho que você entende que precisa aprimorar ou corrigir e dedique algumas horas para sua capacitação.

Aproveite para abrir novas frentes de trabalho

Faça um levantamento geral de possibilidades de novos negócios. É a oportunidade ideal para prospectar ou planejar novas abordagens no mercado.

Muito se diz: “ano novo, vida nova”. Cuide da comunicação do seu negócio. Atualize seu website, faça um plano de gestão para seu blog e redes sociais. Ter todos os seus canais atualizados e funcionando plenamente é a melhor forma de realizar bons negócios.

Renove suas energias

Por fim, busque programar suas férias e aproveite para descansar e renovar suas energias, mesmo que seja por apenas uma semana.

Tente estabelecer uma rotina saudável para seu ano. Um corpo saudável é fundamental para o funcionamento de sua mente.

Renove suas energias e faça com que seu início de ano produtivo contribua para um ano de sucesso nos negócios.