Aquela parede da sala ou do quarto está desgastada, com uma cor que não te agrada mais? Com dedicação e fazendo algumas compras básicas, você mesmo pode tentar mudar essa situação. Para quem precisa economizar e não pode bancar os serviços de um profissional, a Revista Casa e Jardim separou 6 truques profissionais para acertar na pintura da casa.

Parece complicado, mas seguindo o passo a passo, pode se tornar uma tarefa simples e até mesmo prazerosa. Anote as dicas e dê uma passadinha aqui na Santa Cruz Acabamentos para comprar tudo o que você precisa para botar a mão na massa:

1 – Faça testes

Depois de escolher o tom mais próximo do que você imaginou para a parede, pinte uma pequena área e deixe por uns dois dias. Você vai ver como a cor reage aos diferentes tipos de iluminação, tanto artificial quanto natural, e às cores do seu mobiliário.

6 truques profissionais para acertar na pintura da casa
6 truques profissionais para acertar na pintura da casa

2 – O truque do W

Para conseguir um resultado homogêneo e com boa cobertura da cor, um grande truque é pintar um grande “W” na parede. Depois, pinte normalmente a área até cobrir a letra. Isso fará com que você use a quantidade ideal de tinta em toda a extensão, sem deixar a cobertura fina ou grossa demais.

3 – Misture tintas da mesma cor

A área é grande e você vai precisar de mais de uma lata de tinta? Então, misture os galões em um outro recipiente. Isso porque tintas da mesma cor, mas de lotes diferentes, podem ter pequenas variações em seu tom, então a mistura garante uma cor mais consistente.

6 truques profissionais para acertar na pintura da casa - 1
6 truques profissionais para acertar na pintura da casa

4 – Item importante: vaselina

Quando for pintar as portas, use vaselina líquida em todas as dobradiças. Isso fará com que elas fiquem oleosas e protegidas da tinta.

5 – Primer branco nem sempre é o melhor

Se você for pintar a parede com uma cor escura, o primer branco nem sempre é o melhor. Opte por um primer (tinta especial para preparação de superfícies) em um tom próximo. Ele ajudará você a alcançar a melhor cobertura com uma menor quantidade de camadas de tinta.

6 – Nada de cheiro forte

Se você é do time que odeia aquele cheiro forte da tinta e fica semanas com dor de cabeça, uma solução é adicionar duas gotinhas de extrato de baunilha em cada galão de tinta. Isso trará um aroma mais agradável para o cômodo que você vai pintar.