Apesar de pouco valorizado, o banheiro é uma parte da casa que, assim como as outras, também precisa de atenção. E existem várias opções interessantes de banheiros decorados, de estilos diferentes. Um deles, certamente, é o que mais combina com a sua personalidade e com a sua casa.

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo, que vai lhe mostrar 5 possibilidades simples de decoração para esse cômodo. Se você quer renovar e inovar no seu banheiro, não deixe de conferir o conteúdo até o final!

1. Revestimento de pastilhas

As pastilhas são uma opção moderna para banheiros decorados e podem substituir muito bem os tradicionais azulejos. O seu tamanho reduzido é ideal para ambientes com metragem reduzida. Por serem pequenos, além de trazer uma sensação de grandeza, também tornam o cômodo mais aconchegante e estiloso.

Esse tipo de revestimento é que ele pode ser confeccionado em vários materiais. Existem opções de vidro, de porcelana, de metal, de fibra e até de coco. E o mais interessante é que elas podem ser combinadas entre si. Devido a essa variedade, é possível criar combinações originais, com as cores de sua preferência.

Nesse sentido, podem ser obtidos efeitos incríveis na decoração, com a instalação de paredes inteiras revestidas de pastilhas, de cores variadas. Ou, ainda, apenas uma faixa desse revestimento, para adicionar um detalhe especial à decoração.

2. Detalhes rústicos

A decoração de estilo rústico é uma grande tendência da decoração hoje em dia. Cada vez mais, ela tem ganhado espaço em vários cômodos da casa, incluindo o banheiro. Por isso, apostar em detalhes que confiram rusticidade a essa ambiente pode ser uma ótima forma de renová-lo.

A dica é apostar em artigos de confecção simples, com destaque para materiais naturais, como madeira e pedra. Além disso, uma parede pode ser coberta por revestimentos nesse mesmo estilo.

Uma cômoda ou armário de madeira, por exemplo, é um item inusitado, que pode trazer mais rusticidade ao banheiro. Outra opção interessante é a pintura de uma parede em tons que remetem o ferrugem, mais avermelhados.

3. Papel de parede

Engana-se quem pensa que os papéis de parede foram criados para ambientes secos, como quartos e salas. Atualmente, já existem no mercado opções próprias para cômodos úmidos.

Nesse sentido, no banheiro, é possível investir em um papel de parede produzido para esse ambiente. No entanto, é preciso tomar cuidado para não cobrir todas as paredes com esse revestimento, porque alguns locais estão frequentemente molhados.

Pensando nisso, é recomendado posicionar o papel de parede próximo a lavabos e mais afastado do boxe. Assim, a umidade constante não atingirá o material aplicado.

4. Cores marcantes

As cores também podem ser trabalhadas dentro do banheiro, no sentido de conferir mais personalidade ao local. Para atingir essa finalidade, escolha objetos da decoração com cores marcantes.

Uma bancada azul anil, por exemplo, pode trazer um contraste com um banheiro completamente branco ou em tons neutros e mais claros. E as molduras dos espelhos também podem ser mais coloridas, em amarelo ou vermelho, por exemplo.

5. Iluminação

As luminárias e os pontos de luz também são itens essenciais em banheiros decorados. Para tanto, ao elaborar o projeto de iluminação desse ambiente, prestar atenção em alguns detalhes.

Em primeiro lugar, o tipo de lâmpada instalada no banheiro deve ser bem escolhida. No geral, as fluorescentes e as de LED são as ideais, porque iluminam bem o ambiente.

Depois de escolher a lâmpada que preencherá de luz o espaço por inteiro, é hora de pensar nos detalhes. Devem ser instalados focos específicos para a execução de certas tarefas. Escovar os dentes na frente do espelho e se maquiar são algumas delas. Portanto, pontos de luz devem ser posicionados em cima ou no espelho.

A área do box também pode ser bem iluminada, mas essa decisão vai depender dos usuários do banheiro. Para aqueles que associam o banho ao relaxamento, luzes mais amareladas ou mais fracas são as mais indicadas. Lado outro, para quem costuma realizar outras atividades durante o banho, como fazer a barba, é necessário instalar luzes mais intensas.

Com este artigo, você aprendeu 5 dicas e ideias interessantes para banheiros decorados. Mas se você está querendo aproveitar o espaço de um banheiro com metragem reduzida, confira aqui as nossas sugestões de decoração.