Com simples medidas é possível criar um cantinho para os pets que tornará o dia a dia de seus fiéis amigos mais confortável e animado.

Eles são considerados membros da família. Cães e gatos têm suas características distintas, mas ambos são amigos de todas as horas.

Mas para se ter um bichinho em casa traz consigo grandes responsabilidades. Criar um ambiente saudável e agradável para eles, principalmente para os donos que passam muitas horas do dia fora, é essencial. Lembre-se que o pet é mais um morador da casa.

Gatos

Os gatos são criaturas inteligentes e, mesmo que muitos digam que sua independência soe como indiferença, eles são muito carinhosos.

Eles são dorminhocos, mas precisam se exercitar bastante. Se você mora em apartamento e o gatinho necessita ficar muito tempo num ambiente fechado, é essencial criar um ambiente que o permita escalar, afiar suas unhas, explorar o ambiente, brincar.

Instale telas de segurança nas janelas. Os bichanos adoram passar horas a fio sentados nos parapeitos observando o mundo lá fora e muitas vezes passeiam por todo o prédio através dos parapeitos correndo o risco de cair ou acabam se perdendo.

Os gatos têm necessidade de arranhar. É assim que eles marcam território, afiam suas unhas e demonstram alegria. Forre seus sofás e almofadas com capas resistentes. Existem tecidos apropriados para isso no mercado. Também existem inúmeros modelos de arranhadores que farão com que a atenção pelos seus móveis seja desviada.

Se você tem quintal ou jardim, providencie plantinhas! Os gatos são loucos por ervas aromáticas. Menta, erva cidreira, erva-doce, tomilho, manjericão e hortelã são muito apreciados. Também existem “ervas-de-gato” disponíveis no mercado, que eles adoram se roçar e também comer!

Deixe sempre a caixinha de areia em um lugar de fácil acesso, de preferência em um local fixo para que ele faça suas necessidades.

Móveis para gatos são um verdadeiro parque de diversões para seus amiguinhos peludos.  Eles podem ser comprados no mercado ou montados por você mesmo. Escadas, prateleiras, espaços ocos onde ele possa entrar e se esconder… pesquise e use a imaginação. Pense na segurança do bichado e lembre-se de que ele é ágil e elástico mas que precisa de plataformas firmes e que permitam que ele suba e desça com facilidade.

Almofadas e uma caminha quente para se aninhar são o desejo de todo gatinho, que passa horas a fio cochilando.

Cães

Eles são adorados pela criançada. São companheiros, alegram e dão segurança ao ambiente.Eles não pedem luxo, mas precisam de um ambiente confortável.

Crie um cantinho fixo e eduque seu cão a fazer suas necessidades. O espaço em que o pet faz o cocô e o xixi deve ser bem limpo diariamente. É importante pensar nisso no momento de se criar esse cantinho. Muitos cães aprendem, quando educados desde bem novos, a utilizar uma caixinha de areia ou jornais para isso. Eduque-os com gentileza, mostre deixando um cocozinho durante algum tempo no local onde pretende que ele aprenda, sempre que ele fizer as necessidades fora do lugar, o conduza para o local correto e mostre onde fazer.

Espaço externo, sempre que possível é muito bom! Adapte seu quintal ou varanda para que ele possa circular livremente. Cães adoram cavar, então proteja seus vasos com telas ou outro meio caso não queira ter surpresas.

Proteja seus móveis e eduque o cãozinho desde cedo a não mordê-los. Os cães mordem tudo, principalmente quando são filhotes e estão trocando os dentes. É sua forma de se distrair e explorar o mundo. Dê brinquedinhos que ele goste para morder.

Aliás, não deixe seu bichinho entediado. Se você trabalha fora e passa várias horas do dia fora de casa, deixe brinquedos espalhados pela casa. Verifique os que ele mais gosta, os que fazem sons agradáveis a ele para que ele possa se distrair na sua ausência.

Por fim, a casinha. Se ele passa os dias e noites no quintal ou ambiente externo, uma casinha é fundamental. Não importa do que ela é feita. Ela deve proporcionar conforto térmico, ficar em um local livre de alagamento. Não a deixe sob o sol escaldante. Os cães adoram uma caminha confortável e um cobertorzinho para se enrolarem nas noites mais frias.

Como dissemos, eles são da família. Com cuidados simples, você proporcionará dias e noites felizes aos seus pets e compartilharão excelentes momentos juntos.