Já foi a época em que fazer churrasco era privilégio de quem mora em casa ou em cobertura. Existem boas opções de churrasqueira para apartamento que podem agradar quem mora nesse tipo de imóvel.

Por isso, vamos falar neste artigo sobre as opções existentes no mercado e as formas mais usuais de instalação. Não perca.

Como escolher uma churrasqueira para apartamento?

O primeiro passo para escolher uma churrasqueira para apartamento é definir o local onde ela será instalada. Essa decisão é importantíssima, porque influenciará todos os demais fatores da sua compra.

Nesse sentido, você terá duas opções: o espaço externo ou o interno do imóvel. No caso das varandas e sacadas, a maioria dos modelos costuma se adequar bem. Lado outro, no interior do apartamento, é necessário contratar um profissional habilitado para planejar a exaustão da fumaça e espaço exigido para a sua instalação.

Além disso, outro fator que deve ser considerado antes de adquirir uma churrasqueira é o seu modelo. Existem, no mercado, vários tipos e estilos, que deverá ser eleito de acordo com a sua preferência. Entretanto, não só a estética deve ser levado em conta, como também o seu modelo.

 Confira, logo abaixo, a descrição dos modelos mais comuns de churrasqueiras disponíveis no mercado. 

Quais são os modelos disponíveis?

Em relação ao tipo da churrasqueira, os modelos vão variar de acordo com a saída da fumaça e a ligação. Veja, a seguir, quais são eles:

  • Churrasqueira a carvão: o tradicional churrasco na brasa é a preferência de muita gente. No entanto, a churrasqueira a carvão gera muita fumaça, o que exige a instalação de uma coifa adequada para a exaustão da fumaça. Ter um especialista para a correta instalação é indispensável. 

 

  • Churrasqueira a bafo: ela pode ser a carvão ou elétrica. Como o próprio nome diz, a tampa da churrasqueira ajuda a abafar a fumaça. Apesar de fechadas, as churrasqueiras a bafo emitem fumaça e também precisam ser usadas em local apropriado. 

  • Churrasqueira elétrica: a praticidade é a marca registrada desse tipo de churrasqueira, encontrada, na maioria das vezes, em versões portáteis. São ligadas à eletricidade, fáceis de acender e geram pouquíssima fumaça. Elas podem ser usadas na cozinha do seu apartamento, de preferência embaixo de uma coifa ou exaustor.

  • Churrasqueira a gás: por não gerar fumaça, esse é um modelo muito indicado para apartamento. Ela é ligada pela rede de gás do imóvel, o que também facilita o acendimento.

Como instalá-la?

A instalação da churrasqueira para apartamento dependerá muito do tipo escolhido e do local de instalação. As churrasqueiras nas áreas externas do imóvel são mais práticas de instalar, já na parte interna, exigirão uma preocupação extra com a saída da fumaça.

No caso da churrasqueira a carvão, é necessário, além dos instaladores, um projeto prévio, elaborado por um engenheiro ou um arquiteto, para determinação da tubulação pela qual sairá a fumaça produzida.

As churrasqueiras a bafo, elétricas e a gás são muito encontradas em versões portáteis, para balcão. E podem ser usadas em locais diversos. O maior cuidado é entender se existe saída para a fumaça produzida, mesmo que seja em baixa intensidade.

Agora que você já sabe quais são os modelos disponíveis de churrasqueira para apartamento, que tal saber um pouco mais sobre esse item?

Na Santa Cruz Acabamentos você encontra boas opções de churrasqueiras. E se você quer mais inspiração de decoração e acabamento para a área externa do seu apartamento, confira algumas ideias de porcelanato para sacadas e varandas!