A escolha correta de revestimentos para banheiros deve se basear em algo a mais que a estética, afinal, ele é um dos dos ambientes da casa em que você busca privacidade, desfrutar dos cuidados de sua intimidade, beleza e relaxamento. 

Devido ao contato direto com a umidade, no momento da escolha do revestimento para seu banheiro, deve-se levar em alta conta a utilidade do espaço e a segurança de quem o utilizará. Desse modo, não se cairá no erro de escolher cores e texturas que agradam aos olhos, mas que são escorregadias, intolerantes à umidade ou que podem provocar acidentes ou prejuízos.

Listamos aqui alguns dos principais revestimentos e suas qualidades para diferentes tipos de banheiro.

Porcelanatos

Cada vez mais utilizado nas construções devido à sua versatilidade, durabilidade, infinidade de padrões e texturas, os porcelanatos são resistentes à umidade e podem ser aplicados tanto no piso como nas paredes. Além de apresentar ótimo custo-benefício, vem sempre acompanhando as tendências de decoração.

Cerâmicas

Acessíveis e resistentes, oferecem ampla gama de padrões de cores, tamanhos e texturas. Também podem ser aplicadas tanto nos pisos como nas paredes dos banheiros.  Porém, cabe um cuidado: alguns modelos podem ser escorregadios e necessitam da aplicação de uma resina protetora antiderrapante no caso de serem aplicados no piso. São resistentes a fungos, apresentando grande durabilidade.

Pastilhas

São aplicadas em faixas juntamente com outros tipos de revestimento ou mesmo cobrindo uma parede inteira do banheiro. Importante ter cuidado especial na aplicação e limpeza dos rejuntes.  

Mármores e granitos

Ideais para quem procura um acabamento clássico. De beleza incontestável, exigem mão de obra especializada para sua instalação de modo que o acabamento fique impecável, e também maior cuidado com sua limpeza. A utilização de produtos inadequados pode manchá-los e danificá-los.

Ladrilhos hidráulicos

Eles remetem o ambiente ao passado, conferindo charme e elegância. Podem ser aplicados em mosaicos, compor faixas, paredes inteiras ou mesmo de maneira isolada.

Vinílicos  

Sim, eles também podem ser aplicados em pisos e paredes de banheiros, exceto na área do box, pois não toleram contato direto com a água. Existem várias opções que imitam madeira e pedras naturais. Além de serem uma opção barata, conferem conforto térmico e acústico ao ambiente.