Antes mesmo de procurar a Santa Cruz na hora de construir ou reformar, a gente dá dicas que podem ser úteis a você, consumidor. É certo que algumas pessoas passam a vida toda desenhando e remodelando a casa ideal. Mas antes de concretizar esse desejo é preciso escolher um terreno que seja adequado não só ao bolso, mas também ao que você espera da residência. Então, se você está planejando comprar um terreno novo, preste bastante atenção nas dicas do Portal Terra sobre como escolher o terreno certo para construir a sua casa.

Preste atenção às características do terreno

Como escolher o terreno certo para construir a sua casa.
Como escolher o terreno certo para construir a sua casa.

Antes de procurar o lote, pense no tipo de moradia que quer ter (se será térrea, se terá piscina, pomar ou quadras ou se terá mais espaço para jardim ou para áreas construídas).

Um dos pontos importantes na escolha do terreno é verificar a característica do solo. Se for pedregoso vai dificultar a escavação de fundações profundas. Solo arenoso não é recomendado para casas pesadas, com muitos pavimentos, senão, seria necessário fazer a troca do solo, aumento os custos da obra.

Preste também atenção à inclinação do terreno. Em geral, isso não impede a construção, mas requer soluções arquitetônicas especiais. “O projetista terá de aproveitar as características do terreno e isso pode encarecer a obra”, diz o engenheiro Nilton Nazar, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

“Geralmente, esse tipo de terreno é mais barato, mas também é o que mais precisa ser tratado. Os gastos com terraplanagem e muros de arrimo são campeões na hora de aumentar os custos da obra. Muita gente desiste ou adia a construção da casa”, afirma a arquiteta Elizabeth Stein, da Stein Arquitetura.

O desenho do terreno também influencia a construção. “Se o formato fugir do usual, o mais comum é o retangular, e for irregular, consulte um arquiteto ou engenheiro para saber se a área útil não será prejudicada”, sugere Nazar.

Informe-se sobre a legislação local

Como escolher o terreno certo para construir a sua casa
Como escolher o terreno certo para construir a sua casa.

Pergunte ao corretor sobre as normas em relação ao recuo frontal, ou seja, à distância reservada para a calçada. Isso interfere no projeto, por exemplo, na construção da garagem ou do muro.

“Cada região tem uma legislação sobre o alinhamento da calçada, e essa informação está no Código de Obras de cada localidade”, explica o professor.

Terrenos que ficam em esquinas têm recuo maior que os de meio de quadra, o que significa que parte do lote será “perdida” para a calçada.
A posição do terreno em relação ao sol também é importante. Muita gente prefere lotes cuja frente fica para o norte, ou seja, o sol nasce do lado direito e pousa do lado esquerdo, e a casa é banhada pelos raios solares ao longo de quase todo o dia. Imóveis que têm boa insolação podem ser melhores avaliados no mercado.

Lotes com áreas verdes ou pequenos cursos d’água podem ser maravilhosos, mas às vezes têm regras especiais de construção. A lei determina uma distância obrigatória entre a construção e o rio, por exemplo. Assim, boa parte da propriedade terá de ficar intacta, o que é ruim para alguns e um enorme prazer para outros.

Na Prefeitura, você poderá saber se o terreno está regularizado, principalmente em relação à legislação ambiental. Verifique também se não está com algum tipo de processo judicial. Essa consulta poderá ser feita por um advogado e não é demorada nem cara.