Os quartos pertencem à área íntima e tem como função propiciar um ambiente de tranquilidade, descanso, recolhimento e intimidade, além dos espaços para guarda de roupas e objetos íntimos.  Há também as suítes, onde se acrescenta um banheiro exclusivo. E ainda há aqueles com um ambiente para leitura.

Para definir bem como quer que seu quarto seja construído, ou para organizá-lo melhor, seguem algumas dicas:

  • É importante que o ambiente tenha boa ventilação, já que se passa muito tempo nele. Mas cuidado com fortes correntes de ar que podem prejudicar os mais sensíveis: Ventiladores de teto devem ficar no centro da cama (e não devem ser colocados em rebaixamentos de gesso). O ideal é que o quarto seja iluminado pelo sol da manhã.
  • A limpeza é essencial e para facilitá-la, além de evitar problemas alérgicos, não use pelúcia, acúmulo de brinquedos e objetos, tecidos pesados, tapetes grossos, etc.
  • Outro item que deve ser cuidado é a acústica, você pode evitar excesso de ruídos que entra ou sai do quarto para outras partes da casa ou exterior. As paredes não devem ser finas demais e há hoje muitos revestimentos que ajudam a evitar os ruídos indesejados.

 

  • Os comandos de iluminação e aparelhos (como tv, ar, etc) devem ser acessíveis e confortáveis para quem está deitado. Ao pensar em iluminação para leitura na cama de casal pense na pessoa ao lado. A iluminação não deve incomodá-la: Luminárias pequenas com braços giratórios fixadas na parede  são boas opções. Ou iluminação na cabeceira, direcionada para cada pessoa. Investir em dimmer é sempre uma boa ideia, ilumine de acordo com cada atividade.

Para mais informações sobre a Santa Cruz Acabamentos acesse nosso site. Você poderá acompanhar em nosso BlogFacebook e Twitter dicas, novidades e informações sobre materiais de construção, decoração, reforma e acabamentos.