Você é um profissional especializado em criação/decoração de ambientes e deseja entrar no mercado de trabalho, mas não sabe por onde começar? Certo?! Pode parecer complicado, mas o ponto inicial para esse caminho é bem simples.

Antes de sair a procura de escritórios especializados na sua área, comece a trabalhar o seu “nome” no mercado. Um primeiro passo é manter contato com aqueles que você já conhece: sua família, amigos, colegas do dia a dia. Mostre a eles o seu trabalho e seus conhecimentos, mantenha o contato com as pessoas mais próximas, seu primeiro trabalho pode vir desse nicho de conhecidos.

A Internet é talvez o maior espaço para a conquista de novos projetos. Os clientes, concorrentes e fornecedores estão todos por lá. Um website atualizado é fundamental para manter um espaço ativo de contato com seus diferentes públicos, é nele que você divulga os seus trabalhos, suas ideias, seu portfólio e muito mais. Redes sociais, como o Facebook e o Instagram, são espaços ideais para também realizar essas ações, com essas ferramentas você faz contatos, desperta a curiosidade e pode postar conteúdos sobre o seu trabalho, com fotos, textos, vídeos etc.

Estar presente em palestras, feiras e cursos da área são fundamentais. Essa prática, além de ampliar o seu conhecimento, cria uma rede de novos contatos. Participe de eventos regionais, conheça as novidades do ramo e não se esqueça de estar sempre com um cartão de visitas em mãos. Exercite a habilidade de vender o seu negócio em meio à concorrentes, você pode se destacar com qualidades que só você tem.

Para aumentar o seu reconhecimento, procure ser parceiro de outras instituições: fornecedores, empresas de tecnologia, designers, engenheiros, empreiteiras etc. No mercado é possível ser parceiro de outros escritórios também, atuando em projetos específicos, indicando demandas que não são a sua especialidade e trocando experiências. Faça contato com essas empresas, mostre o seu potencial e ofereça o seu trabalho. Parcerias como essas abrem portas e trazem novos clientes.