O mundo dos negócios está na internet e o profissional empreendedor dos dias atuais precisa, necessariamente, utilizá-la sempre e com segurança para fazer bons negócios.

Website

Ter um bom website, atualizado e responsivo (compatível com smartphones e tablets) é tão ou mais importante que ter um cartão de visitas. Ser facilmente encontrado na internet reflete confiança e passa credibilidade ao cliente.

Além de ser um canal de comunicação com o público, o website é a vitrine em que o profissional divulga seu trabalho, projetos, apresenta seu portfólio e publica conteúdos que despertam a atenção de quem o visitar, sejam notícias periódicas, um e-book com dicas, e outros.

Redes sociais essenciais

Os melhores lugares para você encontrar o seu público são nas redes sociais. É através delas que você irá atrair pessoas para o seu website e se tornar visível no mercado. O Facebook e o Instagram são essenciais para arquitetos(as) e decoradores(as).

No Facebook, planeje conteúdos que despertem a curiosidade de seus seguidores, como por exemplo informações de como organizar ou decorar um ambiente. O importante é se comunicar com o público, que naquele momento pode não estar em busca de um arquiteto ou decorador. Portanto, evite constantes propagandas do seu serviço, opte por um conteúdo chamativo e que desperte a curiosidade das pessoas a sua volta.

Já no Instagram, você precisa priorizar imagens. Evite aquelas que contêm texto. Imagens que chamam mais a atenção são aquelas que demonstram algo próximo da realidade. O Instagram tem o papel de dar vida a uma situação. Divulgue as fotos de seus projetos, imagens de ambientes decorados (chama bastante a atenção) e inspirações. Capriche nas fotografias e nas descrições, assim, você desperta a confiança de um público que pode vir a se tornar um cliente no futuro. Não se esqueça das hashtags, elas funcionam como filtros que podem atrair visitas de novas pessoas para o seu perfil.

Redes sociais complementares

Recém-chegados no mercado de redes sociais, mas não menos importantes, estão o Snapchat e o Pinterest. Ambas as redes vêm crescendo mês a mês, conquistando milhares de seguidores.

O Pinterest é uma rede social que permite compartilhar fotos e vídeos em diferentes murais (álbuns) de acordo com o gosto de cada usuário. Por lá, concentre-se em fazer álbuns de fotografias que sugiram alguma dica para o seu público, como decorar um ambiente passo a passo, como pintar uma parede em detalhes, etc. Caso não possa fotografar tais situações, você encontra essas imagens facilmente na Internet, basta colocar o crédito da foto e pronto, criar o seu álbum.

O aplicativo do Snapchat permite aos usuários compartilhar imagens e vídeos de forma instantânea, que só podem ser vistos por alguns segundos pelos seus seguidores. Nessa rede social, você pode divulgar o seu dia a dia como arquiteto, informar que você está elaborando um projeto, detalhes de algum serviço, dicas rápidas de decoração e organização, entre diversas outras informações. É importante criar coisas rápidas, mas que despertem a curiosidade de quem o segue.

Os resultados de quem investe na internet, através de websites e redes sociais, virão com o tempo através de contatos de potenciais clientes e parceiros. Acredite nessa estratégia, tenha persistência e dê tempo ao tempo.