A escolha das cubas e torneiras do banheiro ganhou grande importância no projeto arquitetônico. Já se foi o tempo em que o banheiro era apenas um cômodo utilitário nos lares. Nos dias atuais, ele é também e cada vez mais um espaço de relaxamento, cuidados com a beleza e bem estar.

As cubas e torneiras são, possivelmente, os itens mais utilizados do banheiro ao longo do dia. Desde o momento em que se lava o rosto e realiza a higiene bucal pela manhã até a hora de dormir, eles são acionados várias vezes. Merecem, portanto, muita atenção.

Torneiras

Os metais devem compor o estilo de seu banheiro. No momento da escolha dos metais, vários fatores devem ser levados em conta: sua harmonização com os revestimentos, os acessórios, a iluminação, suas medidas e funcionalidade.  

Entre os principais tipos de torneiras temos:

Convencionais

Modelo clássico que possui apenas um registro que controla a saída de água

Misturadores

Dupla de torneiras em que uma controla a saída de água fria e outra, a água quente. Esses controles podem ser acionados de forma individual ou juntos para se chegar à temperatura desejada.

Temporizadas

Podem ter acionamento eletrônico ou manual. Permitem o controle da vazão da água por um tempo determinado interrompendo-o automaticamente.

Muitos modelos ou já vêm ou permitem que se acople arejadores: pequenas peças que adicionam ar ao jato de água, reduzindo com isso o volume do mesmo, proporcionando significativa economia.

Utilidade & Beleza

As torneiras também podem compor o ambiente como peças de decoração. Produzidas de forma artesanal, com visual retrô ou mais moderno, minimalistas ou com acabamento mais rico, elas cumprem sua função original e embelezam o ambiente. Há lançamentos recentes produzidos por impressoras 3D que são verdadeiros objetos de arte. Existem modelos de torneiras de bancada e de parede. É importante que se avalie bem o tipo que irá utilizar para que ele desempenhe plenamente sua função.

Cubas

As cubas também têm ganhado espaço nos banheiros sofisticados. Elas podem ser apoiadas em bases de madeira, metal, pedra ou mesmo móveis antigos.

Elas podem ter estilos mais modernos, clássicos, ser rústicas, esculpidas. 

Também exigem cuidados especiais em sua instalação, que devem levar em conta a altura ideal para seu uso.

No momento da escolha da cuba, é fundamental que se tenha clareza de qual torneira utilizar. Deve-se pensar bem as distâncias e o funcionamento do conjunto. Por isso, tenha atenção às especificações para não ter surpresas no momento da instalação, que recomendamos sempre ser feita por profissionais capacitados.

Tendências

A Expo Revestir 2017 (maior feira de revestimentos da América Latina), apresentou várias tendências de torneiras que podem estar em alta nos banheiros atuais. Acabamentos foscos, tons de dourado, cobre ou ouro velho e mesmo cores como o azul, vermelho, além dos monocromáticos são a novidade. Também foram apresentados recursos tecnológicos para controle do fluxo da água e que evitam que a água espirre na cuba e em quem esteja usando-a. Tudo isso irá, certamente, revolucionar a experiência das pessoas com esses itens no presente e no futuro. Confira abaixo episódio transmitido pelo Na Lupa Design, em cobertura à Expo Revestir 2017: