Os primeiros passos após construir ou reformar são decisivos para a conservação de um imóvel. Utilizar os produtos e processos corretos para o tratamento dos pisos interferem diretamente na resistência e durabilidade dos itens e na vida útil de seu ambiente.

Listamos aqui alguns cuidados essenciais.

Porcelanatos

Para a limpeza de porcelanatos no dia a dia basta utilizar uma vassoura de cerdas macias e pano umedecido.

Não são recomendados produtos que contenham em sua fórmula ácido fluorídrico, ácido muriático, ceras ou impermeabilizantes pois podem causar manchas e outros danos irreversíveis. Não use escovas ou vassouras de cerdas duras e palha de aço, pois podem arranhar a superfície dos revestimentos.

1480361f60ed1e4b1d8b5f6685188cfa

Pisos de madeira e laminados

Após a instalação do piso de madeira, é necessário respeitar um tempo de acomodação e protegê-lo do sol e umidade.

A madeira tem maior poder de absorção e deve-se tomar muito cuidado quando algum produto ou qualquer outro líquido cair nele. A limpeza deverá ser feita apenas com vassoura de pelo macio ou um pano seco. Não se deve utilizar pano molhado ou úmido sob o risco de provocar empenamentos.

Há uma grande variedade de pisos que podem receber tratamentos diversos como sinteco ou resinas. Uma resina de qualidade e bem aplicada sobre o piso pode durar vários anos.

O intervalo entre uma aplicação e outra pode variar dependendo do uso de cada cômodo, manutenção, intensidade do tráfego de pessoas, condições de umidade ou incidência de luz solar.

piso-laminado-eucafloor-2

Cerâmica

O primeiro importante passo é verificar nas especificações do fabricante os níveis de absorção de água, resistência à ruptura e do esmalte e expansão, que são bastante variáveis.

Ao limpar os pisos desse tipo, dê sempre preferência aos detergentes neutros e panos úmidos. Evite utilizar outros produtos químicos que podem corroer o esmalte original do piso e torná-lo opaco. Vinagre branco e água sanitária podem ser utilizados nos rejuntes para remover a sujeira acumulada.

revestimento-ceramico-portobello

Aplicação de antiderrapante

Pisos muito lisos em ambientes externos, ou mesmo em ambientes internos, podem provocar quedas e escorregões. Para evitar acidentes, recomenda-se a aplicação de produtos antiderrapantes que, na prática, criam uma superfície coberta por microventosas que tornam a superfície mais aderente.

Após esse procedimento, há maior acúmulo de sujeira.

pisos-antiderrapantes-banheiros-06