decoração do apartamento

O que você precisa saber para começar a decoração do apartamento

Mudanças simples podem fazer muita diferença para o aproveitamento do espaço e a beleza de um cômodo. Por isso, reunimos algumas dicas para você começar sozinho a decoração do apartamento.

Fizemos uma lista com alguns detalhes práticos relativamente fáceis de implantar e que não vão tomar muito do seu tempo. Prepare papel e caneta, tome nota e prepare-se para ver o seu apartamento com outros olhos, de agora em diante:

Comece a decoração do apartamento com os objetos que você já tem

Essa é uma dica não apenas de decoração, mas também de economia. Nem tudo que vai ser usado para a decoração do apartamento você vai ter que comprar.

Aquele seu amigo ou amiga formado em Artes Plásticas ou que leva jeito para reciclar e restaurar objetos pode te ajudar muito. Ele ou ela é capaz de dar vida nova a cadeiras, almofadas, quadros e estantes antigas, criando algo com aparência de novo e moderno.

Que tal pedir a opinião ou mesmo a ajuda dele pra pensar seus ambientes antes de começar?

Use cores nas paredes

Existe uma ideia de que paredes coloridas são cansativas para o olhar.

Esse é um dos mitos que atrapalham as pessoas e inibem sua criatividade na decoração. Acredite, você vai se cansar tão rapidamente de uma parede branca, gelo ou bege quanto de uma amarela ou verde.

Não deixe de experimentar com as cores por causa disso. E, claro, evite exageros. Algumas dicas para não abusar: tons muito vivos ou a mistura de várias cores podem tornar a sua parede muito difícil de combinar com móveis, piso e objetos.

Como em tudo na vida, o meio-termo é sempre o melhor caminho.

Mude os móveis de lugar

Muitas vezes, a alteração que você precisa não é nada muito radical. Mudar alguns móveis de lugar pode ser mais que suficiente.

É uma alteração simples e que pode fazer profunda diferença. Trocar o lugar de mesas, armários e cadeiras, se feito da maneira certa, pode tornar seu cômodo muito mais bonito e também melhorar o aproveitamento do espaço.

Aquele espaço que parecia pequeno vai “crescer” inexplicavelmente com um leve ajuste como esse.

Faça um breve estudo das cores

A internet nos oferece a possibilidade de aprender sobre tudo. Assim, conhecimentos que antes fariam parte apenas do repertório de um arquiteto ou um designer de interiores agora estão à sua disposição.

Claro, você não precisa parar a sua vida e estudar técnicas complexas apenas para fazer umas pequenas mudanças na sua sala, banheiro, quarto das crianças ou escritório.

Em todo caso, algumas informações básicas valem a pena. Por exemplo, tire um tempo para pesquisar sobre as cores, o efeito psicológico que elas exercem — teoria conhecida como Psicologia das Cores — e outros conceitos relacionados.

Afinal, as mudanças que você precisa na sua casa devem refletir detalhes marcantes da sua personalidade. E pesquisar sobre esses assuntos é conhecer um pouco melhor o seu próprio gosto, não é mesmo?

E que tal começar a conseguir esse conhecimento aqui no blog da Santa Cruz Acabamentos mesmo? Não deixe de dar uma olhada no nosso artigo Projetos de iluminação: cozinha.

2 comments on “O que você precisa saber para começar a decoração do apartamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *