De acordo com a iluminação, seu ambiente pode ser transformado em um novo espaço. Um cantinho bem iluminado para leitura, pode ser transformado em um aconchegante lounge para conversar com os amigos ou ouvir música. É importante lembrar que cada ambiente exige uma iluminação diferente. Atente-se às dicas:

Fluxo luminoso

Dependendo do tamanho do ambiente, é necessário lâmpadas diferentes, que emitem fluxo de luz maiores ou menores. Ou seja, que iluminam mais ou menos.

Temperatura de cor

Você já deve ter notado que existem lâmpadas que emitem luz de diferentes tons. Umas mais amareladas (luz suave e quente) e outras mais azuladas (frias). O primeiro tipo, deixam o ambiente mais aconchegante é recomendada para espaços como salas de estar, de jantar e quartos. O segundo tipo é recomendado para ambientes que exigem atenção, como salas de estudo, banheiros, cozinhas e áreas de serviços, pois simulam a luz do dia, mais estimulante.

Outras dicas

  • Reprodução de cores: algumas lâmpadas alteram as cores originais ao seu redor de forma perceptível. Você pode verificar essa informação no item IRC (Índice de Reprodução de Cores), nas embalagens das lâmpadas. As lâmpadas com IRC acima de 80 são as que permitem uma reprodução mais fiel das cores originais;
  • Ofuscamento: abajures e arandelas com luzes intensas, mal direcionadas ou próximas a espelhos ou objetos reflexivos podem redirecionar a luz, causando o efeito indesejado do ofuscamento;
  • Iluminação especial: com a lâmpada certa e o suporte adequado (abajur, lustre, etc), é possível produzir uma iluminação difusa, indireta ou dirigida, por exemplo. Elas valorizam aspectos do ambiente. Há também a possibilidade de usar, com cautela, as lâmpadas coloridas para efeitos ainda mais específicos.

Para conhecer a gama de artigos de iluminação que a Santa Cruz Acabamentos disponibiliza a você, acesse nosso site ou visite a nossa loja. E não deixe de os seguir no Facebook e Twitter.