Cantinho para as crianças 1

É anunciada a chegada de um bebê e uma pequena obra começa a ser realizada nas mentes dos papais e das mamães. Chegou a hora de criar um cantinho para as crianças. Os pequeninos enchem a casa e povoam todos os cômodos com suas brincadeiras e sorrisos, mas pedem cuidados redobrados.

Aproveitamos esse momento Kids em nosso blog para dar algumas dicas inspiradoras.

Decoração e cuidados

  • A pintura dos ambientes para o bebê deve ser feita com bastante antecedência para evitar o cheiro forte das tintas e vernizes. Existem várias opções de tintas atóxicas para os bebês e que não deixam odor forte. Depois de pintado, o ambiente pode receber outros revestimentos como papéis de parede decorados ou mesmo adesivos temáticos, que têm sido uma opção bastante utilizada.

Cantinho para as crianças 2

  • Se tiver a oportunidade de pensar e planejar o cantinho para as crianças, opte por janelas amplas e que permitam a entrada do sol da manhã, que é muito benéfico para o bebê e para a mãe.
  • A iluminação do quartinho pode ganhar um toque especial. Luminárias alegram o ambiente e tranquilizam os bebês. A intensidade da luz pode ser ajustável, permitindo que fique mais suave no momento em que o bebê se prepara para dormir e de modo que permita a mamãe e o papai encontrar objetos durante a noite sem incomodar o bebê.

Cantinho para as crianças 3

Desenvolvimento e mudanças

  • Quando o bebê começa a se arrastar ou engatinhar, é preciso criar um ambiente que permita seus movimentos livres. Proteja as quinas para que ele não bata a cabecinha ou outra parte do corpo e se machuque. Pesquise e opte pelos recursos que estiverem mais de acordo com a sua realidade. Tapetes antialérgicos ou mesmo edredons proporcionam uma superfície macia. Tatames de materiais como EVA (atóxicos) também são bastante utilizados. Essas medidas contribuem bastante para o desenvolvimento do bebê.

Cantinho para as crianças 4

  • Quando começam a se erguer nas próprias perninhas e dar os primeiros passos, é uma fase de muitos tombos. A curiosidade é grande pois o mundo é cheio de novidades. Cuidado com as portas e janelas. Instale redes de segurança nas janelas e portõezinhos para que eles possam circular livremente, mas em segurança.
  • As tomadas, gavetas e portas de armários, além dos equipamentos eletrônicos, cobram cuidado redobrado. Existem opções bastante econômicas de dispositivos para travar portas e tampas para tomadas. Também diversos tipos de protetores de quinas de mesas e cadeiras. Coloque objetos que possam se quebrar ou causar acidentes em locais de difícil alcance para os pequeninos. Cuidado com moedas e pequenos objetos que possam ser engolidos.

Cantinho para as crianças 5

  • Quando eles começam a crescer e se interessar por desenhos, uma boa opção é pintar uma parede da casa com tinta tipo lousa. Deixe eles darem asas a imaginação das crianças, deixando que decorem sua casa com seus desenhos e rabiscos.

Cantinho para as crianças 6

Essas são algumas dicas simples, mas essenciais para que as crianças tenham um ambiente seguro para darem vazão a sua criatividade e energia.