O Natal é uma data de muitos significados, a principal, é a que marca o nascimento de Jesus Cristo, celebrado no dia 25 de dezembro.

Com o passar dos séculos, a data ganhou novos significados, mas sempre marcada pela reunião das famílias, ambiente de confraternização e votos de felicidades.

As mesas festivas, a decoração, os símbolos, agregados geração após geração, fazem do Natal um momento aguardado, principalmente pelas crianças, ansiosas pela chegada dos presentes.

O Natal é um momento de exercitar a solidariedade, olhar para o próximo. É também momento e motivo para decorar o lar.

A decoração natalina é inspirada nos símbolos que remetem ao nascimento de Jesus Cristo nos presentes, nos símbolos de paz, prosperidade, solidariedade e, claro, na figura do Papai Noel.

Árvore de Natal

24

O costume de enfeitar as árvores de Natal surgiu em Estrasburgo, no século XIV, sendo incorporado na América Latina apenas mais recentemente, já no século XX. Acredita-se que o formato triangular das árvores, geralmente pinheiros, fazem referência à Santíssima Trindade. As cores, temas e adornos das árvores variam de acordo com a região e a cultura dos povos que a adotam.

Papai Noel

Inspirado na figura de São Nicolau, um Bispo do século III, o Papai Noel é quem traz os presentes na noite de Natal. Aguardado com ansiedade pelas crianças, ele originalmente tem as roupas verdes e se popularizou na imagem do bom velhinho de roupa vermelha e que vem de terras geladas devido às campanhas publicitárias do século XX com fins comerciais.

Estrela de Natal

4Simboliza a estrela que guiou os reis magos até o local do nascimento de Jesus.

Presentes de Natal

Os reis magos deram presentes para o menino Jesus e o Bispo Nicolau (que originou Papai Noel) era conhecido por presentear as crianças, assim, a troca de presentes se tornou uma das mais antigas tradições do Natal.

Também existem datas específicas para decorar o seu lar ou local de trabalho:

  • A árvore de Natal é montada, geralmente, a partir do dia 30 de novembro.
  • O presépio a partir dos dias 16 ou 17 de dezembro, datas em que a Bíblia já fala sobre o vindouro nascimento de Cristo.
  • O dia de desmontar o presépio e a árvore de Natal é 6 de janeiro, o Dia de Reis.

Selecionamos aqui algumas dicas para a decoração de Natal bem criativas com base em seus símbolos mais marcantes:

1

2

3

8

qqq

9

10

11

12

13

14

15

16

17

presepio-de-natal

18

19

20

21

22

23

25