Pode até parecer difícil, mas montar um jardim de inverno em casa é mais fácil do que se imagina. Contudo, é preciso se planeja e saber o resultado que se quer alcançar desde o início.

Quero mesmo isso?

Um jardim de inverno é composto, geralmente, por plantas vivas e que dependem de cuidados básicos, como água e luz solar. Por isso, reflita se quer mesmo um cantinho que demandará sua atenção ao menos uma vez por semana para aguar, replantar, podar e realizar demais cuidados às plantas.

Onde colocá-lo?

 O jardim de inverno tem esse nome devido as suas origens. Antigamente, era um espaço de lazer, anexo à casa, onde as pessoas ficavam durante os invernos rigorosos nos quais era desconfortável e quase impossível sair de casa. Logo, essas áreas apresentavam lugares para se sentar e certo espaço para transitar entre as plantas. Hoje em dia, nem sempre dispomos de tanto espaço e nem sempre a arquitetura original das construções privilegia este ambiente. Nestes casos, o jeito é improvisar usando o vão abaixo das escadas, sacadas e até salas anexas. O importante é que o ambiente receba luz natural. E, de preferência, muita.

Quais plantas posso utilizar?

Tudo depende do seu ambiente e do clima da sua região. O mais aconselhável, para não sofrer com os testes, é pedir o auxílio de um paisagista. Mas, de modo geral, as plantas que mais facilmente se adaptam ao interior das casas são: palmeira Raphis, lírio da paz, lança-de-São-Jorge, espada-de-São-Jorge, filodendro xanadu e chamaedorea.

Como devo decorar meu jardim de inverno?

A decoração deve ser coerente com seus ambientes anexos para criar harmonia. Geralmente, a decoração tende a ser mais rústica para remeter à natureza selvagem. Usa-se muito os vasos de concreto, lareiras ecológicas, pedras decorativas no chão e nas paredes e móveis de madeira ou ferro. Quando o espaço é mais verticalizado, o uso de escadas, paletes de madeira e placas de vasos acoplados são ideiais.

Confira fotos de alguns jardins de inverno:

Para conferir as ofertas da Santa Cruz Acabamentos, acesse nosso site e siga-nos no Facebook.