O jardim de inverno é muito comum no exterior, onde os invernos são rigorosos e as pessoas permanecem mais dentro de casa. No Brasil, ele tem se tornado cada vez mais comum, principalmente em regiões mais frias. Mas engana-se quem pensa que ele é exclusivo dos locais de temperatura baixa. Esse elemento de jardinagem também pode ser instalado em locais de temperaturas mais elevadas.

Então, se você quer conhecer um pouco mais sobre essa opção para decorar a sua casa, continue lendo este artigo. Nele, você vai saber o que é um jardim de inverno, para quê serve e como adaptar o seu imóvel para instalá-lo. Não perca!

O que é um jardim de inverno?

O jardim de inverno, como o próprio nome diz, é um jardim instalado em um cômodo anexo à casa ou dentro dela. A ideia é de que ele possa ser facilmente acessado pelos moradores, sem que eles tenham de sair da área interna.

Se a sua instalação for realizada em um cômodo externo, será necessária a construção de uma abertura, para a entrada da luz solar. Lado outro, se for instalado dentro do imóvel, o seu teto deverá ser de vidro ou vidraça. Assim, a iluminação atingirá o ambiente.

Outra característica do jardim de inverno é que, no geral, não são instaladas paredes para separá-lo dos outros cômodos da casa. O mais comum é que a demarcação do local ocorra com cortinas de vidro ou grades. Atém de limitar o espaço, o vidro ou a grade também impedem o livre acesso a ele.

Mas o mais interessante de um jardim de inverno é que ele pode ser visto, a todo tempo, por quem mora ou frequenta o imóvel.  Dessa forma, o verde é harmonizado com a decoração e a entrada da luz do Sol proporciona iluminação natural aos ambientes.

Para quê ele serve?

No conceito principal do jardim de inverno, ele serve para recreação e lazer dos moradores da casa, no período de inverno. Como, geralmente, o frio impede que as pessoas frequentem a área externa, o contato com a natureza seria proporcionado por ele.

Entretanto, ele também é utilizado para o cultivo de flores e plantas próprias para um ambiente que recebe menos ventilação. Nesse sentido, a prática de jardinagem pode ser associada à decoração da casa. Logo, o verde e o natural podem se integrar perfeitamente à decoração dos cômodos.

Ademais, como citamos acima, a abertura do jardim aumenta a circulação de ar na casa. E ainda contribui para a sua iluminação natural.

Como instalá-lo?

Se você gostou da ideia de ter um jardim de inverno em casa, saiba que é preciso saber o resultado que se quer alcançar desde o início. Primeiramente, lembre-se de que qualquer tipo de elemento da jardinagem necessita de cuidados e reparos constantes. Por essa razão, é importante ter consciência de que plantas e flores precisam ser sempre regadas, adubadas e podadas.

Em segundo lugar, a instalação de um novo cômodo na casa pode trazer muita sujeira, principalmente se não for cuidado. E, caso desista do jardim, será necessário encontrar uma nova finalidade para o espaço construído.

Por fim, vale ressaltar que, por ser um espaço aberto, é importante tomar cuidados com a segurança do imóvel. Por isso, é indicado instalar grades ou pérgolas. Dessa maneira, será impedida a entrada de pessoas estranhas pela abertura do jardim de inverno.

Com a leitura deste artigo, você ficou sabendo tudo o que precisava saber sobre um jardim de inverno. E se você quer mesmo instalar um na sua casa, não perca mais tempo. Confira as melhores dicas para montar um jardim de inverno na sua casa!