O portfólio é um recurso indispensável para arquitetos. Ele é a demonstração visual do seu trabalho e a prova final daquilo que em um currículo não passa de uma descrição por vezes burocrática. Hoje, com a infinidade de ferramentas digitais acessíveis a todos, esse recurso torna-se ainda mais poderoso. Sai o papel e entra o computador (e também o tablet e o celular), trazendo a possibilidade de você construir o seu portfólio de arquitetura online, uma vitrine dinâmica, multimídia e facilmente acessível dos seus projetos.

Pense na possibilidade de adicionar novos trabalhos ao portfólio sem se preocupar com o risco de perder papéis. Ou, ainda, na possibilidade de tirar o celular do bolso e mostrar seus melhores projetos para aquele potencial cliente que você acabou de conhecer em um evento de networking. Se você tem um portfólio online, você tem todas essas facilidades.

A propósito, facilidade é a palavra-chave aqui. Você não vai precisar de muitas (às vezes de nenhuma) habilidades técnicas ou de programação para colocar o seu trabalho online. Veja três caminhos que você pode seguir para criar o seu portfólio de arquitetura online:

Serviços gratuitos de hospedagem

Há uma oferta grande de plataformas voltadas exclusivamente para a criação de portfólios e exposição de trabalhos visuais. São serviços gratuitos e de uso muito fácil, pois vão exigir basicamente que você faça o upload de arquivos e os organize da maneira que desejar. Alguns deles têm planos pagos, com algumas funcionalidades a mais, mas normalmente os planos gratuitos já cobrem boa parte das necessidades. São uma ótima solução se você precisa criar um portfólio de última hora ou se ainda não tem uma gama vasta de trabalhos para expor. Separamos alguns deles para você:

Behance

Uma das plataformas mais populares. Você pode incluir imagens e vídeos e ainda pode integrar sua conta com no Facebook, Twitter, YouTube e Vimeo.

Kawek

O serviço brasileiro permite escolher entre uma variedade de templates e é compatível com dispositivos móveis.

Crevado

Tem espaço para você dar detalhes sobre cada trabalho que é adicionado e também faz links para seus perfis nas redes sociais.

Criadores gratuitos de site

Um site gratuito permite que você tenha recursos não só para criar um portfólio, como também para começar a construir sua imagem profissional. Tudo isso sem ter custos nem necessitar da ajuda de um profissional, como um programador ou webdesigner.

Serviços como WIX, Webnode e Yola oferecem plataformas de uso bastante intuitivo, do tipo arrastar e soltar. Você organiza menus, páginas, blocos de texto e imagem – da maneira que quiser, a partir de templates pré-definidos. Além do portfólio, você pode incluir páginas que tratem da sua trajetória profissional, dos clientes que já atendeu e até incluir recursos adicionais, como um blog.

Site personalizado

Em termos de conteúdo, o site personalizado não se diferencia tanto do site criado em serviços gratuitos. Porém, ao optar por um modelo personalizado, você tem a possibilidade de criar um site único e modelar a sua imagem profissional com um alto nível de sofisticação.

Você pode contratar um webdesigner para criar um template exclusivo, em sintonia com a sua carreira e área de atuação, e registrar um domínio próprio – www.seunome.com.br. Pode também incluir recursos conforme as suas necessidades e interesses. Pode, ainda, criar uma forma diferente de apresentar o seu portfólio, que não se limite à visualização de galerias oferecidas pelos serviços gratuitos. A imaginação aqui é o limite. Naturalmente, tudo isso terá um custo. Você terá que pagar anuidades para manter o registro do domínio e para o servidor que hospedar o site. Também terá que encontrar um bom profissional que fará o layout da página e a programação.

A melhor plataforma para criar um site personalizado é o WordPress.org, a mais utilizada no mundo. Para eliminar uma parte dos custos, você pode optar por instalar templates especialmente criados para WordPress. Como a plataforma é altamente disseminada, há uma oferta incontável de templates. Alguns deles, inclusive, são desenvolvidos exclusivamente para sites de arquitetos. Os melhores são pagos, mas o custo deles é baixo se comparado ao custo de um programador ou webdesigner. Além disso, todos os templates podem ser adaptados e modificados. Você mesmo pode customizá-los, alterando cores, fontes e layout utilizando o painel do WordPress.

Como você viu, ter um portfólio de arquitetura online é um elemento importante para a sua carreira, imagem profissional e para a conquista de novos clientes. Porém, não é a única. Conheça outras formas de usar ferramentas digitais para potencializar sua carreira.