Então é isso: depois de se atualizar sobre as tendências do mercado e ouvir especialistas e colegas arquitetos, você se convenceu de que precisa estar presente no ambiente digital para potencializar suas oportunidades de negócios e construir sua marca pessoal. Entendeu que já passou da hora de criar seu site, incluir um blog e produzir conteúdo para suas redes sociais. Mas e aí? O que acontece depois do “e viveram felizes para sempre” que tanto prometem com a adesão às ferramentas digitais? Para de fato construir uma presença online em arquitetura que gere os resultados esperados, é importante atuar de maneira estratégica e consistente, sem esperar por fórmulas mágicas.

Defina e conheça bem o seu público

Para quem você deseja prestar serviços? Para um público sofisticado ou descolado? Para pessoas jovens ou mais maduras? Para quem tem limitações de orçamento ou a camada mais abastada da população? Ter clareza sobre o seu público-alvo é fundamental em qualquer estratégia de comunicação. É a garantia de que a sua mensagem vai fazer sentido e gerar impacto.

Uma vez definido quem é esse seu público-alvo, ajuste o tom de voz da sua comunicação às características desse público e lance mão das ferramentas de segmentação, que propiciam uma entrega mais eficaz de conteúdo. O Facebook Ads, por exemplo, permite que você patrocine os posts da sua fan page definindo o perfil de público que vai visualizar seu anúncio, conforme a localização, sexo, idade e interesses. É a garantia de que o seu conteúdo chegará exatamente em quem interesse nele.

Publique conteúdo de maneira consistente e frequente

Não adianta criar o seu blog, uma fan page e uma conta no Instagram e só atualizar “quando der tempo”. Se você realmente quer construir sua presença online em arquitetura, não há outra alternativa senão estar presente. Óbvio, não é? A regularidade e a consistência são uma forma de dizer ao seu público que ele pode sempre esperar algo de você e, por isso, vai começar a te acompanhar. A médio e longo prazo, este é o caminho para que você construa uma comunidade em torno de você e sua própria audiência.

Defina uma frequência de produção de conteúdo que se ajuste à sua disponibilidade de tempo e rotina de trabalho para que você tenha certeza que poderá cumpri-la. Mais importante do que produzir muito conteúdo é produzir sempre. Portanto, melhor fazer um artigo para o seu blog por semana e ter atualizações garantidas ao longo do mês do que fazer cinco postagens em uma semana e voltar a escrever mais de um mês depois. O mesmo vale para as redes sociais. Crie um calendário editorial, marque as datas da postagem na agenda. Em questão de tempo, a produção regular vai ser incorporada à sua rotina e aos hábitos de leitura do seu público.

Escolha as redes sociais que fazem sentido para você e seu público

Pode ser uma tentação querer estar presente em todas as redes sociais, mas é preciso ter limites. Se você criar um perfil em quatro, cinco, seis redes sociais diferentes, vai acabar se perdendo e se sobrecarregando, pois cada uma exige uma abordagem diferente. Além disso, o seu público pode simplesmente não ter uma presença relevante em uma ou outra.

Ao definir seu público, identifique quais redes são mais relevantes para o mesmo e invista em estratégias para produzir conteúdo nesses canais sociais. Lembre-se da dica do tópico anterior e estabeleça uma frequência de postagens para cada uma delas. Defina também o que você pretende atingir com cada uma delas para direcionar a produção do seu conteúdo. Por exemplo, Instagram e Pinterest podem ser ótimas vitrines para o seu trabalho, pois são redes essencialmente visuais. Já o Facebook é um bom canal para divulgar os posts do seu blog e conteúdos inspiradores de outros sites.

“Circule” online

Todo profissional sabe da importância de circular no seu meio de atuação para fazer networking e ser sempre lembrado. Não é diferente no meio digital. É fundamental que você se comunique em seus próprios canais – site, blog e redes sociais. Mas você precisa “sair de casa” também a fim de construir conexões e fortalecer sua reputação.

Participe de grupos e fóruns online e contribua em discussões com insights relevantes. Quando oportuno, compartilhe o seu próprio conteúdo para agregar mais às conversas. Entre em contato com sites e blogs de arquitetura e ofereça-se para escrever um artigo. O blog da Santa Cruz Acabamentos está aberto para a colaboração de profissionais que tenham dicas ou opiniões relevantes e estejam interessados em construir um debate rico no universo da construção, arquitetura, decoração, etc. O convite está feito!

Todas essas medidas são uma forma de demonstrar sua expertise em outros espaços e espalhar sua marca por aí.

A presença online em arquitetura é fundamental para todos os profissionais, mais ainda para aqueles que querem empreender. Se você está neste grupo, saiba como ser nosso parceiro de negócios.