Quando pensamos na decoração da nossa casa, todos os detalhes são importantes. A cor das paredes, o estilo dos móveis, as luminárias… Todos esses elementos dão um charme a mais nos ambientes e os deixam com a nossa cara. Mas alguns cantos acabam sendo deixados de lado. É o caso da área externa, que nem sempre recebe a atenção que merece.

No entanto, apesar de essa área não estar exatamente dentro de casa, ela pode ficar ainda mais bonita e aconchegante. Com algumas dicas simples de decoração, é possível transformar o quintal de uma casa ou a varanda de um apartamento!

Quer saber como mudar o visual da sua área externa? Siga as dicas que preparamos neste artigo e faça já a sua reforma!

1. Escolha móveis de alta durabilidade

Alguns móveis são produzidos especialmente para serem colocados na área externa. Eles resistem ao calor, frio, chuvas, ventanias e outras mudanças climáticas. Se esse é o seu caso, prefira móveis confeccionados em inox. O material é bastante resistente e não tem sua cor ou estilo alterados se passar muito tempo ao ar livre.

Para quintais com cobertura ou varandas de apartamentos, qualquer material é bem-vindo. Os decoradores indicam mesas e cadeiras de madeira, que compõem tanto uma decoração mais rústica, quanto uma mais tradicional.

2. Decore com plantas ou monte seu jardim

Vasos de plantas ou um jardim dão mais vida à varanda ou ao quintal da casa. Se você ainda não tem uma área verde, é indicado começar aos poucos. Compre duas ou três plantas e vá adaptando o local de acordo com o seu espaço e disponibilidade de manutenção.

Para os quintais, uma alternativa interessante são as caixas de madeira, que podem ser usadas como horta. Além de trazer charme ao ambiente, elas também podem lhe ajudar a economizar no sacolão.

Se você mora em apartamento com varanda e quer cultivar plantas, a dica é descobrir a posição do sol ao longo do dia. Essa informação lhe auxiliará a escolher as melhores plantas para decorar o espaço.

3. Aposte na iluminação certa

As luminárias e lâmpadas instaladas na área externa da casa não servem apenas para a iluminação. A escolha dos objetos certos pode fazer toda a diferença na decoração e no bem-estar dos moradores. Fontes de luz que provoquem clarão ou que tenham uma grande intensidade, por exemplo, devem ser evitadas. O ideal, aqui, é apostar nas luzes indiretas.

O quintal de uma casa, no geral, já recebe iluminação natural. Por isso, apenas os pontos que não são atingidos por essa luz é que devem ser iluminados artificialmente. Além deles, é interessante também instalar pontos de iluminação em locais que precisam ser sinalizados, como corredores e trajetos, na entrada e em escadas e degraus.

No caso das varandas, velas, lanternas e luminárias cumprem o papel de iluminar o ambiente e trazem a sensação de conforto a esse canto da casa.

4. Crie uma área gourmet

A varanda ou área gourmet já é tendência de decoração de ambientes externos há alguns anos. A ideia é combinar um espaço de lazer e convivência, com funcionalidade. É o ambiente perfeito para encontros entre amigos ou para aquele almoço de domingo.

Para criar uma área gourmet na parte externa da sua casa, é preciso, primeiramente, definir o seu objetivo. Você quer cozinhar no seu quintal ou varanda? Ou quer só receber amigos e família em um ambiente arejado e bem decorado?

Respondidas essas perguntas iniciais, é hora de buscar os elementos certos para compor o espaço. Uma churrasqueira é a opção mais recomendada, por ser de fácil manutenção e instalação.

No entanto, se você não quiser investir em uma churrasqueira, eletrodomésticos também são ótimas pedidas. Um frigobar, uma adega climatizada ou um forno elétrico podem facilitar a sua vida na hora de receber visitas na área gourmet.

5. Combine a área externa com a interna

Como o quintal ou a varanda também fazem parte da casa, é essencial que a decoração desses espaços esteja de acordo com a decoração dos outros cômodos. Uma casa decorada com móveis rústicos, por exemplo, deve ser acompanhada por um quintal com elementos do mesmo tema.

Então, se você está pensando em seguir as dicas deste artigo e trocar os móveis da sua área externa, analise primeiro qual é o estilo dos móveis do resto da casa.

E aí, já está pronto para reformar a sua área externa? Neste artigo, você percebeu que, com alguns detalhes, é possível transformar esse espaço e torná-lo ainda mais atraente.

Se você gostou deste conteúdo, mas tem uma área externa reduzida no seu apartamento, não se desanime! Confira as melhores dicas para decorar varandas pequenas!