Em um cenário competitivo em que muitos profissionais oferecem diferentes serviços e soluções, apresentar uma proposta que responda aos problemas, preocupações e “dores” do seu cliente pode ser o fator decisivo para que o seu projeto seja aprovado.

Um dos passos fundamentais para profissional de arquitetura que deseja empreender é dominar todos os detalhes que compõem uma boa proposta comercial.

A melhor proposta comercial é a tailor made, ou seja, aquela feita sob medida para cada caso. 

Entender bem o perfil e as necessidades do cliente através de um bom briefing é o melhor caminho para uma boa proposta comercial.

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Isso envolve dados quantitativos e qualitativos, prazos, metas de curto, médio e longo prazo, previsão de materiais e técnicas envolvidas. Até mesmo condições como o clima devem ser levadas em consideração na hora de estipular prazos.

Por outro lado, se não se planejar os custos e condições reais na elaboração de uma proposta, o profissional pode ter sérias perdas financeiras, desgastes e até mesmo problemas judiciais com seus clientes.

A proposta é única

Cada cliente demanda um estudo e uma proposta nova, sob medida, que atenda às suas necessidades específicas e sua realidade. Na arquitetura é muito difícil ter soluções de prateleira, prontas para serem oferecidas.

Detalhes

A proposta comercial deve ser bem redigida, deixar bem expresso seu escopo, ou seja, seu conteúdo e seu objetivo. É essencial ter uma descrição precisa do que será feito, pois esse será o argumento-chave para a precificação do seu trabalho. Cada etapa do projeto deve ser bem explicada ao cliente, evitando margem para interpretações duvidosas. A descrição de cada fase e sua entrega devem ser descritas com prazos e condições bem determinados.

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Preços

O estabelecimento do preço do seu trabalho é um ponto importante de uma proposta comercial. A tabela de honorários do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU) pode ser uma importante referência nesse momento e pode ser consultada pelos profissionais associados no website do Conselho. Estabelecer a precificação da hora-técnica dedicada para serviços que vão além do objetivo estabelecido para o projeto também é essencial, pois assim, havendo demanda do profissional, o contratante está ciente que a dedicação extra tem um preço.

Com uma proposta comercial bem estabelecida, o profissional e o contratante dispõem de uma fonte segura para esclarecer quaisquer dúvidas que surjam na execução do trabalho e têm condições de estabelecer os passos necessários com base no que está estabelecido para que o trabalho seja cumprido com clareza.