Quando o assunto é reforma, renovar o visual da cozinha, da área gourmet e da varanda é o desejo de muita gente. No entanto, esse tipo de modificação costuma ser trabalhoso e caro, por envolver mão de obra especializada. Mas, com o uso da tinta para azulejo, é possível transformar aquelas peças sujas, manchadas ou que já saíram de moda.

Se você está pensando em renovar o visual da sua casa e valorizar as impressões ao receber visitas de amigos e familiares, pintar os azulejos é uma boa ideia. Continue lendo o conteúdo deste artigo. Logo a seguir, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre essa tinta que está bombando na decoração. Não perca!

Quais tintas são as mais indicadas?

Para pintar azulejos, são necessários tipos de tintas específicos. No geral, a indicação do tipo está na embalagem do produto. Entretanto, caso ele não esteja indicado, o ideal é escolher as tintas epóxi ou acrílica.

Elas são produzidas à base de água e estão disponíveis em diversas cores e texturas, desde a mais fosca até a mais brilhante.

Existem, ainda, as tintas fabricadas à base de solvente, chamadas de catalisáveis. Caso opte por esse tipo, não deixe de usar máscaras de proteção, porque elas têm um cheiro muito forte.

Como aplicar a tinta para azulejo?

A aplicação da tinta para azulejo pode ser realizada de duas maneiras: com a cobertura de todos os relevos existentes ou com a manutenção do revestimento original. Confira, abaixo, como fazer cada uma delas:

Cobertura total dos azulejos

Se você quiser cobrir toda a parede da sua cozinha ou do seu banheiro com a tinta para azulejo, a primeira etapa é a limpeza das peças. Esse processo pode ser feito com detergente neutro, para remover qualquer tipo de mofo ou sujeira.

Assim que limpar, aplique massa acrílica por toda a superfície que você deseja cobrir com a pintura. Aguarde a secagem da massa e lixe a parede, para que ela fique nivelada. Após, aplique a tinta para azulejo, conforme orientações do fabricante.

Manutenção dos relevos e dos desenhos dos azulejos

Agora, se você optar pela manutenção dos desenhos, o primeiro passo também é limpar bem os azulejos. Caso haja alguma imperfeição ou buraco, aplique uma massa acrílica para que as peças sejam niveladas.

Depois, é só aguardar a secagem da massa para aplicar a tinta para azulejo de acordo com as indicações de aplicação presentes na embalagem do produto.

O que eu preciso saber antes de começar a pintura?

Antes de pensar em pintar as paredes da sua cozinha ou do seu banheiro com tinta para azulejo, é preciso analisar algumas questões.

Em primeiro lugar, tenha em mente que uma tinta não traz o mesmo acabamento que a troca das peças de azulejo.  Nesse sentido, com o passar dos anos, ela poderá se deteriorar com mais facilidade.

Além disso, caso queira renovar também os azulejos do boxe ou de uma piscina, que estão em constante contato com a água, o ideal é investir na troca do revestimento. Isso porque a tinta pode não ser tão resistente à umidade constante desses locais.

Caso queira trocar o piso da cozinha ou do banheiro, também é possível usar a tinta para azulejo. Todavia, é necessário investir em materiais específicos e resistentes, devido à posição em que serão aplicados.

E, se quiser incrementar ainda mais o visual dos seus azulejos, a nossa dica é investir em adesivos. Eles estão disponíveis em várias estampas e modelos, que deixarão a sua casa ainda mais moderna e estilosa.

Agora que você já conhece todos os passos para aplicar a tinta para azulejo no seu banheiro, que tal investir ainda mais na decoração desse ambiente? Confira agora mesmo 5 opções de banheiros decorados para você se inspirar!